top of page

MODALIDADES DE TRATAMENTOS

 

- INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA

Tratamento involuntário para residentes - encaminhados por ordem judicial. “De acordo com a lei (10.216/01), o familiar pode solicitar a internação involuntária, desde que o pedido seja feito por escrito e aceito pelo médico psiquiatra.”

 

- INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA

A dependência química torna o indivíduo refém da substância e sem a capacidade de avaliar o dano causado a si mesmo e as pessoas próximas. Neste caso, independente das evidências, o dependente não consegue identificar a necessidade de tratamento, sendo a melhor solução a internação mesmo contra a vontade do indivíduo. A possibilidade de recuperação deve prevalecer sobre a certeza de destruição causada pelas conseqüências da dependência química.

 

Em muitos casos, o dependente já passou por diversos tratamentos voluntários e grupos de auto-ajuda sem sucesso e por isso não deseja mais se tratar, por mais que o problema persista.

Nestas ocasiões, a internação involuntária também é indicada quando realizada por nossos profissionais capacitados..

 

Na internação involuntária, é elaborado um plano de tratamento individual, com o intuito de conscientizar o residente da necessidade de tratamento, desta forma, diminuindo o nível de resistência ao mesmo.

 

- INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA

Na internação voluntária, é elaborada um plano terapêutico individual com o intuito de cobrir as necessidades para que haja a conscientização do residente da necessidade de tratamento.

 

Nesta modalidade, devido à baixa ou nenhuma resistência ao tratamento, torna-se possível levar a efeito um cronograma de revitalizar o indivíduo, a fim de torná-lo apto a um retorno ao seu meio social, preparado para cumprir o seu papel construtivo na família e na sociedade.

 

- TRATAMENTO AMBULATORIAL

A modalidade de tratamento ambulatorial tem como proposta motivar a criação e organização de objetivos, dentro de um projeto de vida elaborado pelo próprio indivíduo, que contemple todas as áreas de seu interesse.

 

Procura definir metas profissionais, familiares, afetivas, lazer e cidadania, não conflitantes com o contexto da reabilitação, buscando promover treinamento e vivência que sustentará seu projeto de vida.

 

Os participantes desta modalidade passam por avaliações de interesses e aptidões e possuem rotina semanal de atividades psicoterápicas individuais e em grupo, bem como, parte do dia livre.

 

Tendo o projeto de vida como parâmetro fundamental, o tratamento ambulatorial procura socializar seus integrantes, buscando qualidade de vida e sua independência.

 

- MORADA TERAPÊUTICA ASSISTIDA

Modalidade de tratamento ambulatorial pós-internação para residentes que necessitam de acompanhamento prolongado, a fim de aumentar os fatores de proteção e manutenção da recuperação e sobriedade.

 

Os residentes são motivados a definir projetos de vida e organizar os objetivos de acordo com as áreas de seu interesse.

 

Os participantes passam por avaliações, possuem rotina semanal de atividades psicoterápicas individuais e em grupo, bem como, parte do dia livre.

 

O objetivo primordial é a manutenção da recuperação, buscando socializar seus integrantes com qualidade de vida e independência.

 

 

* Em todas as modalidades de tratamento, existe também o trabalho de conscientização familiar para tratar a codependência (doença emocional que atinge os membros familiares mais próximos ao dependente químico)

 

ATIVIDADES

 

– Terapia de Grupo – Psicólogo;

– Terapia Individual – Psicólogo;
– Terapia Individual – Psiquiatria;
– Estudo dos 12 Passos – Conselheiros Técnicos;
– Grupos de auto-ajuda / sentimento – Conselheiros Técnicos;
– Simulados de Grupos Anônimos (NA e AA);
– Terapia Racional Emotiva – Psicólogo e Conselheiros Técnicos;
– Programa de Prevenção a Recaída – Conselheiros Técnicos;
– Palestras sobre Recuperação – Convidados especialistas na área;
– Depoimentos – Dependentes Químicos em recuperação;
– Espiritualidade – Conselheiros Técnicos;
– Videoterapia – Psicólogo;
– Laborterapia;
– Horta;
– Exercícios Físicos – Alongamento, Futebol, piscina e musculação – Professor de    Educação Física;
– Acompanhamento Familiar – Psicólogo e Conselheiro;
– Ressocialização – Monitorada pela Família.

bottom of page